terça-feira, 22 de julho de 2008

Somos todos humanos

Outro dia enquanto lia algumas porcarias em uma das comunidades do orkut, uma frase me chamou a atenção: SOMOS TODOS HUMANOS. Sei que é algo óbvio, mas naquela hora percebi que tal frase explicava o porque de tudo o que acontece nas relações interpessoais.

A partir dessa premissa pode-se entender o motivo de tantas brigas, tanta desconfiança, tanta intolerância. Por sermos humanos somos egoístas, egocêntricos, possessivos e mais um monte de adjetivos. A vida em sociedade nos ensinou a ser assim e atualmente isso tudo faz parte da natureza dos homens.

Gastamos uma grande parte do nosso tempo buscando explicações para os problemas de relacionamento e ficamos imaginando um milhão de hipóteses que sejam aceitáveis, mais tudo tem apenas uma única explicação. Somos seres humanos. Se hoje ficamos decepcionados com as atitudes de alguém, talvez amanhã nós é que iremos decepcionar outra pessoa. E isso nem sempre siginifica que somos pessoas ruins, é apenas parte da nossa natureza.

Felizmente (ou infelizmente, sei lá) somos todos humanos, e temos uma tendência a pensar somente em nós mesmos, e essa é a causa maior de todos os conflitos.
Não sei se um dia essa característica vai mudar, mas enquanto isso temos que aceitar as coisas como são, nem sempre há uma conspiração do mundo contra nós, na maioria das vezes, há apenas o curso natural da vida.

Eu sei que todo mundo já sabia disso que escrevi, inclusive eu, mas de repente tudo ficou tão claro e simples. Estranho isso.

17 comentários:

Paulo Eduardo disse...

Mesmo sendo óbvio e bem claro há pessoas que usam destes fatos para agirem sempre com ira e ignorância...

analise ia disse...

as coisas óbvias devem ser revistas, sempre, se não é o caos

Anônimo disse...

Com certeza, somos todos humanos e seres iguais.
abraços

jonas Urubu disse...

O óbvio não é óbvio e o futuro foi agora... saca? A lém do mais você é dono do tempo e de sí mesmo para manipular seus pensamentos: e principalmente não se valer de tudo quanto é humano para ser desumano: Boa análise.

www.soldadinhodechumbo.wordpress.com

Cintia Pereira dos S. Machado disse...

O nosso problema não está em usarmos a imperfeição humana para justificar as nossas atitudes erradas. O problema é que esses mesmos atos vêm carregados de uma desumanidade terrível, fruto desta sociedade que cobra sensibilidade mas nos trata como meras máquinas de produção.

Thiago Paulo disse...

Pois é, isso que vc escreveu e tudo verdade, sempre achamos que tem alguém conspirando contra nós, mais as pessoas são asiim!! Tudo que acontece é realmente o curso natural da vida, então não precisamos ficar se lamentando... é só deixar rolar!!!

Adorei o blog..

Abraços...

Erich Pontoldio disse...

As pessoas precisam colocar harmonia na vida ... em tudo ... pra andar, pra comer, pra se relacionar.
Harmonia é tudo

http://algunstrintaanos.blogspot.com/

Thamires disse...

Muito bom o texto :)

'nem sempre há uma conspiração do mundo contra nós, na maioria das vezes, há apenas o curso natural da vida.'

Gostei muito dessa parte,
inteligente demais ^^

Beeijão ;*

Anônimo disse...

Mesmos as coisa que todo mundo sabe tem que ser repetidas, o ser humano tem a mina de esquecer certos valores com o tempo e certas coisas nao podem ser esquecidas nunca

Unknown disse...

Estranho mesmo. Eu tb já sabia de tudo isso, mas lendo seu blog tudo ficou claro como vc disse, e várias perguntas q estavam dentro da minha cabeça foram esclarecidas com a frase: SOMOS SERES HUMANOS. Precisava mesmo ter passado no seu blog hoje. De alguma forma, obrigada pela postagem.

Convido a visitar o meu blog:
www.espelhomagic.blogspot.com

Bjs

Anônimo disse...

o obvio precisa ser revisto pra ver se é obvio mesmo.. o obivio de hj não será o de amanhã..

abç..

danii disse...

ver no outro nós mesmo faz perceber essa humanidade coletiva que esqueçemos por ser tão obvia...
otimo post

Breno de Magalhães disse...

A humanidade é, ao mesmo tempo, nossa benção e nossa maldição. Através dela nos igualamos aos deuses e, por vezes, tomamos as condutas mais tolas. Como dizia Aristóteles: o homem é esse ser que oscila, que é as duas coisas ao mesmo tempo e nenhuma delas.

Alexander disse...

Muito Bom seu Blog .. hehhehe

Bem profundo o post. E oque você falou é uma grande verdade .. " Gastamos uma grande parte do nosso tempo buscando explicações para os problemas de relacionamento " ...

Continue sempre assim ..

Visite meu blog ( novo )
www.muitosobrealgo.blogspot.com

Vlww !

Nathy Pöpper disse...

é uma frase que mesmo sneod óbivia, como voce disse, faz pensar sim.. poq o fato de todos serem humanos, talvez seja uma forma de lembrar a quem muitas vezes esquece disso!

Anônimo disse...

"...é apenas parte da nossa natureza..."

Não concordo, meu querido!
Deixar nossos erros por conta da nossa "natureza" é errado!
Somos seres racionais, conscientes, sabemos mto bem o certo do errado...
Não podemos levar a vida assim...
Adorei que tenha passado no meu blog!!
Mto obrigada!!
Bjs.

Rafa disse...

Gessinger cantou:
"De tudo que é humano, nada me é estranho / [...] / nada pode ser maior / de tudo que acontece nada me surpreende / [...]é demais !humano demais! / [...] é demais !animal! ..."
Não tenho nem o que dizer, suas palavras são claras.

Beijos